Lideranças em contexto escolar: O caso da escola de formação de professores de Cambulo
Date
2016
Embargo
Authors
Martins, Idalina
Muquendi, Alberto
Costa-Lobo, Cristina
Abelha, Marta
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Edições Pedago
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Investigações realizadas no âmbito das lideranças em contexto escolar têm salientado a importância da liderança como um dos fatores de mudança, desenvolvimento e melhoria das organizações escolares (Day et al., 2000; Elmore, 2000; Fullan, 2003). Neste sentido, a principal ambição do presente estudo é compreender de que forma professores de uma escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor. De modo a dar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se três objetivos de investigação, designadamente: i) caracterizar o modo como professores da escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii) compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii) desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado na escola de formação de professores do município do Cambulo. A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação privilegiada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa escola de formação de professores do município de Cambulo. A principal técnica de recolha de dados foi o Multifactor Leadership Questionnaire de Avolio & Bass (2004) aplicado à totalidade dos docentes (n=51), tendo sido validados 35 dos questionários respondidos. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados usada. Os principais resultados do estudo apontaram para o facto de o diretor da escola de formação de professores do município do Cambulo revelar atitudes comportamentais e posições consonantes com as características dos três tipos de liderança, sendo notória a prevalência das características associadas à Liderança Transformacional e à Liderança Transacional sobre as da Liderança Laissez-Faire.
Keywords
Líder, Diretor de escola, Estilos de liderança
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Abelha, M., Martins, I., Muquendi, A., & Costa-Lobo, C. (2016). Lideranças em contexto escolar: O caso da escola de formação de professores de Cambulo. Livro de actas do I Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (I FIACED), org. Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (pp. 385-394). Odivelas: Edições Pedago. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1773
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access