Estudos de avaliação da interpretação de atrações turísticas: Âmbito geográfico, dimensões de avaliação contempladas e técnicas utilizadas

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2012-01-01

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A interpretação constitui um importante fator de competitividade das atrações e, consequentemente, dos destinos, enquanto processo comunicacional que promove a maximização da experiência do visitante, a par de uma maior sensibilização para a conservação do património. No entanto, apesar da relevância que lhe é reconhecida, uma revisão de estudos sobre esta temática revelou que a avaliação da interpretação carece de maior fundamentação. A maioria destes estudos tem um âmbito restrito em termos de atrações turísticas, técnicas e dimensões de avaliação que são objeto de análise. Por este motivo, no presente artigo analisam-se problemas associados à avaliação da interpretação e faz-se uma revisão de estudos de avaliação da interpretação para identificar o âmbito destes estudos. A referida revisão permite concluir que os estudos de avaliação que têm vindo a ser realizados são muito divergentes, tanto em objetivos como em abordagens, mas focam-se, essencialmente, nos impactes da interpretação para o visitante, em dimensões como a aprendizagem, a interação social, as atitudes e emoções face à interpretação ou a mudança de comportamentos. Estes estudos apresentam também uma elevada concentração geográfica e privilegiam técnicas de recolha de dados como a observação e o inquérito por questionário. As conclusões do artigo são importantes para todos os que queiram desenvolver estudos de avaliação da interpretação em atrações turísticas.

Keywords

Gestão de visitantes, Atrações turísticas, Interpretação, Avaliação

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Journal article

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Citation

Durão, M. S. F., & Carneiro, M. J. (2012). Estudos de avaliação da interpretação de atrações turísticas: Âmbito geográfico, dimensões de avaliação contempladas e técnicas utilizadas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(17/18), 797-807. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.13013. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3691

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