Contributo dos Centros Novas Oportunidades para o percurso profissional: percepção dos formandos.
Date
2011
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
A presente investigação tem como objectivo tentar perceber de que modo os
Centros Novas Oportunidades (CNO) são importantes nas vidas dos sujeitos
que os frequentam / frequentaram, e qual foi o impacto destes na sua empregabilidade e competências. Neste estudo participaram 160 sujeitos dos quais 104 frequentaram um CNO e 56 sujeitos nunca frequentaram estes centros. A recolha da amostra para o presente estudo contou com a colaboração de dois CNO da área metropolitana do porto, bem como de sujeitos que nunca tinham frequentado qualquer CNO. Desta forma, a recolha da informação foi realizada através de um questionário construído para o efeito, contactamos alguns sujeitos por meio telefónico e outros foram abordados pessoalmente, colocamos ainda o mesmo questionário na internet para chegar a uma maior população. Importa ainda referir que obtivemos resultados positivos tanto ao nível descritivo, ao nível do estado civil predominante, da idade, da nacionalidade, do tipo de frequência escolar ocupado pelos sujeitos, e ainda qual o seu estatuto ocupacional e competências adquiridas/desenvolvidas. Relativamente às associações obtivemos resultados significativos, por exemplo, ao nível das competências, do local de residência, da idade, do estatuto ocupacional, entre outros. No entanto, podemos concluir que os CNO não tiveram um grande impacto ao nível do percurso profissional dos indivíduos participantes.
Keywords
Formação ao longo da vida, Empregabilidade, Psicologia, Centros Novas Oportunidades, Competências, TMPS
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Ferreira, A.S.D. (2011). Contributo dos Centros Novas Oportunidades para o percurso profissional: percepção dos formandos [Dissertação de Mestrado em Psicologia, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/142
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Restricted Access
Sponsorship
Orientação: Prof.ª Doutora Ana Conde.