A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Bastos, Helena | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-06-12T14:34:51Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:29Z | |
dc.date.available | 2009-06-12T14:34:51Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:29Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description | Nenhum | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como objectivos analisar as ideias e praticas valorizadas pelos sujeitos - educadoras, pais e crianças - relativamente aos dois contextos educativos - educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - e compreender em que medida concorrem para a formação das representações e atitudes das crianças de transição. Como metodologia optou-se por fazer um estudo descritivo com recurso à observação participante, às entrevistas e análise documental com vista a analisarmos os modos de formação das representações e atitudes das crianças de transição sobre a escola. O estudo foi realizado numa instituição privada onde estão integrados o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, constituindo o contexto favorável para a analise da articulação e da formação das representações e atitudes das crianças face aos dois níveis educativos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças de transição apresentam, na sua maioria, a aceitação do novo contexto escolar, expresso em atitudes positivas. Algumas crianças, porém, não deixam de manifestar o conflito entre o que é exigido socialmente e o que desejam individualmente, originando atitudes positivas falsas e atitudes negativas. O presente trabalho pode constituir uma resposta para a compreensão dos fenómenos que facilitam ou dificultam a transição das crianças do jardim-de-infância para o 1ºciclo. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins | pt_PT |
dc.identifier.citation | Bastos, H. (2007). A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/163 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 369 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/163 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Portucalense | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Nenhum | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Criança de transição | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Comunidade | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.subject | Atitude | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1