A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 

dc.contributor.authorBastos, Helenapt_PT
dc.date.accessioned2009-06-12T14:34:51Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:29Z
dc.date.available2009-06-12T14:34:51Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:29Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.descriptionNenhumpt_PT
dc.description.abstractA presente investigação tem como objectivos analisar as ideias e praticas valorizadas pelos sujeitos - educadoras, pais e crianças - relativamente aos dois contextos educativos - educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - e compreender em que medida concorrem para a formação das representações e atitudes das crianças de transição. Como metodologia optou-se por fazer um estudo descritivo com recurso à observação participante, às entrevistas e análise documental com vista a analisarmos os modos de formação das representações e atitudes das crianças de transição sobre a escola. O estudo foi realizado numa instituição privada onde estão integrados o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, constituindo o contexto favorável para a analise da articulação e da formação das representações e atitudes das crianças face aos dois níveis educativos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças de transição apresentam, na sua maioria, a aceitação do novo contexto escolar, expresso em atitudes positivas. Algumas crianças, porém, não deixam de manifestar o conflito entre o que é exigido socialmente e o que desejam individualmente, originando atitudes positivas falsas e atitudes negativas. O presente trabalho pode constituir uma resposta para a compreensão dos fenómenos que facilitam ou dificultam a transição das crianças do jardim-de-infância para o 1ºciclo.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martinspt_PT
dc.identifier.citationBastos, H. (2007). A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/163pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 369pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/163
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.relation.ispartofseriesNenhumpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCriança de transiçãopt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectRepresentações pt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectTME
dc.titleA criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 369.pdf
Tamanho:
4.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format