Dificuldades específicas de aprendizagem: a dislexia
Date
2009
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O presente trabalho pretende explorar as concepções dos professores do 1º
Ciclo do Ensino Básico acerca da dislexia e compará-las com o que a
investigação tem dado a conhecer nesta matéria. Pretende-se também discutir
a dificuldade observada na escola em lidar com questões patológicas da
linguagem alertando para o facto desta ainda não responder, eficazmente, ao
desafio de trabalhar com necessidades educativas relacionadas com as
dificuldades de linguagem no que se refere à leitura e escrita, chamando a
atenção para a falta de esclarecimento adequado a respeito do insucesso da
aprendizagem escolar. Participaram neste estudo 100 professores das áreas
metropolitanas do Porto, Braga e Lisboa, para os quais foi elaborado um
questionário constituído nomeadamente por questões fechadas. Após a análise
das mesmas conclui-se que, de facto, independentemente dos anos de serviço
e consequente experiência, os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico não
estão munidos de estratégias para detectar, avaliar e intervir em alunos com a
patologia específica da Dislexia.
Keywords
Dificuldades de aprendizagem, Dificuldades específicas de aprendizagem, Necessidades educativas especiais, Dislexia, Avaliação, Intervenção, Reeducação, Problemas de linguagem, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Pinheiro, S. M. S. L. R. (2009). Dificuldades Específicas de Aprendizagem: a dislexia [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/89
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Prof. Doutora Celeste Sousa Lopes.