Dificuldades específicas de aprendizagem: a dislexia

Date

2009

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

O presente trabalho pretende explorar as concepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca da dislexia e compará-las com o que a investigação tem dado a conhecer nesta matéria. Pretende-se também discutir a dificuldade observada na escola em lidar com questões patológicas da linguagem alertando para o facto desta ainda não responder, eficazmente, ao desafio de trabalhar com necessidades educativas relacionadas com as dificuldades de linguagem no que se refere à leitura e escrita, chamando a atenção para a falta de esclarecimento adequado a respeito do insucesso da aprendizagem escolar. Participaram neste estudo 100 professores das áreas metropolitanas do Porto, Braga e Lisboa, para os quais foi elaborado um questionário constituído nomeadamente por questões fechadas. Após a análise das mesmas conclui-se que, de facto, independentemente dos anos de serviço e consequente experiência, os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico não estão munidos de estratégias para detectar, avaliar e intervir em alunos com a patologia específica da Dislexia.

Keywords

Dificuldades de aprendizagem, Dificuldades específicas de aprendizagem, Necessidades educativas especiais, Dislexia, Avaliação, Intervenção, Reeducação, Problemas de linguagem, TME

Document Type

Master thesis

Publisher Version

Dataset

Citation

Pinheiro, S. M. S. L. R. (2009). Dificuldades Específicas de Aprendizagem: a dislexia [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/89

Identifiers

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Orientação: Prof. Doutora Celeste Sousa Lopes.

Description