Vasiliauskas c. Lituânia: Discriminação de um grupo político
Date
2025-04-01
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Católica Editora
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O presente artigo apresenta-se como um escrutínio à densificação do caso Va si-liauskas c. Lituânia, apurando-o em diversos quadrantes que não o meramente jurídico e que, no cúmulo de todos, deveria ter determinado outra decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) que assentiu no juízo de que a Lituânia violou a ConvençãoEuropeia dos Direitos Humanos (CEDH), concretamente o artigo 7.º.
Enunciação compactada do caso concreto A Lituânia aplicou retroativamente a um seu cidadão uma conceção ampliada e amplifi-cada de genocídio contemplada na lei nacional em vigor à data da condenação, mas não contemporânea do(s) ato(s) executado(s) por Vasiliauskas. Nitidamente a consideraçãoconceptual do crime de genocídio foi desenhada legalmente com o propósito de julgaras pessoas que assumiram posições repressivas ao entono dos interesses soviéticos na Lituânia durante a ocupação do seu território pela União Soviética após a SegundaGuerra Mundial. Perante esta realidade, o TEDH perfilhou um entendimento engajado por uma maioriadelicada, uma vez que deu azo a um conjunto de votos vencidos com um manancialcrítico bastante acintoso e que detém um denominador comum de que o Tribunal adotou uma linha de pensamento acentuadamente formal, descurando censuradamente uma veia material de realização prática da justiça, a qual era devida às vítimas da preditarepressão soviética, que a clamam com toda a oportunidade histórica e pessoal. Os votos vencidos têm, entre outras valências, o relevo de estribar um eixo de pensa-mento que permitirá acomodar o julgamento e eventual condenação de atos similaresde sevícias seletivas e enformadas por razões políticas.
Keywords
Genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade, CEDH, Vasiliauskas
Document Type
Book part
Version
Publisher Version
Citation
Lopes, J. S., & Silva, M. M. M. (2025). Vasiliauskas c. Lituânia: Discriminação de um grupo político. In S. N. Sckell (Coord.); A. C. Leão, & M. M. M. Silva (Colab.)(2025). Antidiscriminação no TEDH: Uma análise transdisciplinar das intervenções do Juiz Paulo Pinto de Albuquerque, (pp. 189-204). Universidade Católica Editora. https://doi.org/10.34632/9789725411087. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/6253
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access