O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo
Date
2012
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O trabalho que se apresenta centra-se no domínio do sucesso escolar, mas no aspeto inovador de investigar se a escola apoia e encaminha os alunos com mais dificuldades, para cursos profissionais e cursos de educação e formação, onde a vertente prática os torna mais atrativos. A escola tem de adaptar a sua prática educativa a todos os alunos,incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais,de modo a que todos possam enfrentar uma sociedade cada vez mais competitiva.
A construção da escola inclusiva passa pela responsabilização da mesma por todos os aluos,na perspetiva da escola para todos, com todos e de todos. É fundamental a aceitação das diferenças humanas o que , mais não é do que querer que todos tenham as mesmas possibilidades na escola, desenvolvendo uma educação de qualidade e equidade,adaptando-a a todos os alunos e tendo como principal objetivo o sucesso escolar e educativo dos mesmos.
Com esta investigação pretendemos perceber as vantagens e os inconvenientes dos alunos no3.º Ciclo do ensino básico transitarem com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3), comparando com os que não transitam, mas sobretudo saber se todos estes alunos são bem encaminhados para percursos escolares alternativos, verificando-se assim, se existiu uma verdadeira orientação educativa. Desta forma, fomos analisar o percurso escolar dos alunos da escola secundária do Castêlo da Mia, que se encontravam nas condições referidas anteriormente, nos anos letivos 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010 até 2011. Começa-se por apresentar no capítulo I, uma panorâmica de como deverá ser a escola do século XXI, ou seja, uma escola para todos. No capítulo II focam-se os fundamentos gerais sobre o sucesso e o insucesso escolar, bem como o enquadramento normativo legal. No capítulo III apresentamos a metodologia aplicada a este estudo. No capítulo IV abordamos a análise do percurso escolar dos alunos do 3.º ciclo que transitaram com mais de dois (2) níveis inferiores a três (3) em comparação com os que não transitaram. No capítulo V apresentamos a discussão dos resultados. Por fim, realizamos as conclusões e considerações finais.
Keywords
Sucesso escolar, Necessidades educativas especiais, Escola inclusiva, Percursos escolares alternativos, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Fradinho, M. F. S. M. (2012). O percurso escolar dos alunos que transitaram com mais de dois níveis inferiores no 3.º Ciclo [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/90
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Professora Doutora Maria Celeste da Silva Leal de Sousa lopes.