Percepção do consumismo dos portugueses na época de Natal
Date
2020-12-23
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Publisher
Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)
Language
Portuguese
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Abstract
A presente investigação tem como objetivo analisar o consumo estimado pelos portugueses na época de Natal. O Natal transporta em si uma contradição, por ser considerado um feriado religioso mas também uma das ocasiões mais consumistas e lucrativas para o mundo cristão. Utilizou-se uma metodologia quantitativa baseada num questionário, onde os inquiridos, para além de responderem a um conjunto de questões de índole sociodemográfica, indicaram com quem passariam a festividade. Indicaram também o valor a gastar em presentes para oferecer e em bens de consumo na época de Natal. A amostra é constituída por 1.077 indivíduos portugueses, maiores de 18 anos. Os resultados demonstram que esses indivíduos estimam gastar mais em presentes para oferecer do que em bens de consumo. Verifica-se também que o consumo estimado para essa época do ano aumenta com a idade, com o número de elementos do agregado familiar, com o nível de escolaridade e com o rendimento mensal do agregado familiar. Os indivíduos que estimam gastar mais na época de Natal são: homens; os que têm religião; os que possuem familiar direto com menos de 16 anos; e os que são casados ou vivem em união de fato. O estudo ajuda a perceber as motivações do consumo na época natalina e a sua importância no desenvolvimento econômico. Espera-se que este estudo venha a contribuir para desvendar o espírito de Natal e expor o simbolismo presente nas variadas manifestações sociais e culturais da sociedade.
Keywords
Natal, consumo, materialismo, afetividade familiar, mercado de Natal
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Journal article
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Citation
Santos, E., & Tavares, F. O. (2020). Percepção do consumismo dos portugueses na época de Natal. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP), 19(3), 163-179. https://doi.org/10.12660/rgplp.v19n3.2020.81233. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/6791
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Open Access