Os heróis, vítimas e vilões: discursos sobre a anorexia nervosa
Files
Date
2012
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Scielo
Language
Portuguese
Alternative Title
Heroes, victims and villains: discourses on anorexia nervosa
Abstract
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre os discursos dominantes sobre a anorexia nervosa da Idade Média à actualidade. Coloca em destaque os heróis, vilões e vítimas, culminando num olhar sistémico-familiar. Se durante séculos predominaram narrativas individuais de heroínas santas, posteriormente, na era do pensamento médico, estas heroínas passaram a vítimas de uma doença mental. Mais tarde, com os movimentos da anti-psiquiatria e da terapia familiar, emergem novas narrativas com mais protagonistas: os familiares. Se, primeiramente, as famílias são retratadas como vilãs, dadas as suas influências nocivas, nas últimas décadas as famílias são ilustradas como sistemas vítimas do impacto da doença. Na actualidade, surgem narrativas de famílias competentes, capazes de superar o problema. Este artigo termina refletindo sobre esta multiplicidade de leituras e suas implicações.
Keywords
Anorexia nervosa
, relações familiares, história
Document Type
Journal article
Publisher Version
Dataset
Citation
Araújo, M.X.; Henriques, M.R.; Brandão, I. & Roma Torres, A. (2012). Heróis, vítimas e vilões: discursos sobre a Anorexia Nervosa. Psicologia & Sociedade, 24(2), 472-483. doi.org/10.1590/S0102-71822012000200025
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Este trabalho faz parte de um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – Portugal (Ref. Bolsa SFRH/BD/27921/2006/J040276SBN7)