Indisciplina e violência escolar.
Date
2009
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O nosso percurso como professores que somos, traz-nos a preocupação acrescida de repensar a problemática da violência e indisciplina escolar que tem vindo a engrossar diariamente nos meios de comunicação em inúmeros países.
A violência e indisciplina na escola são um desafio educativo e social, mas ao mesmo tempo científico, político e pragmático. Este desafio repousa talvez sobre a globalização deste fenómeno, que é preocupante, cujos conceitos estão associados à necessidade dos seus membros se regerem por normas que facilitem a integração de qualquer um na organização escolar, em geral.
Desde a nossa entrada na vida profissional que percepcionamos com maior clareza a dimensão desta problemática e reconhecemos que a solução se apresenta muito difícil.
Várias vezes nos interrogamos até onde vai a nossa culpa nesta questão e de que modo poderemos contribuir para a solucionar, ou pelo menos, minimizar.
Apesar de tecermos algumas propostas, quaisquer que sejam as medidas adoptadas, nada muda com a velocidade que desejaríamos, pois num contexto em que o poder económico se assume como valor dominante, dificilmente se conseguirá a curto prazo valorizar a instituição escolar e as mesmas regras, saberes e valores que esta veicula.
Neste enquadramento, encontramos o fundamento do nosso estudo e tentaremos entender os diversos factores que originam este fenómeno, causas e estruturas que fomentam a indisciplina e violência escolar, tentando procurar soluções sempre que nos for possível.
Keywords
Indisciplina escolar, Violência escolar, Escola, Jovens, Família, Professor, Supervisão, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Monteiro, C. M. L. (2009). Indisciplina e violência escolar [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/174
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Prof. Doutora Isabel Maria Pereira Pinto.