Impacto do projeto e-escolinha.
Date
2012
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Nos inícios do século XIX, entre 1808 e 1830, coexistiam no espaço que atualmente corresponde ao concelho de Tarouca, três concelhos: Tarouca, Ucanha, Várzea da Serra.
Tarouca era um concelho senhorial, pertencente aos Condes de Tarouca, donatários da vila, por sua vez Ucanha e Várzea da Serra eram concelhos régios.
A forma de eleição do executivo camarário tarouquense, em particular dos Vereadores e Procurador, ao contrário do que se regista na grande maioria dos concelhos, não evolui para o sistema de eleição por pautas, mas mantém o sistema de eleição por pelouros. Os escolhidos para o desempenho das funções de Vereador e Procurador encontram-se também presentes noutros cargos de prestígio à escala local.
Os concelhos da Ucanha e Várzea da Serra são semelhantes no que respeita à jurisdição. Ambos são concelhos régios, e no que respeita à forma de eleição, ambos utilizam a eleição por pautas de apuramento e nomeação régia. O papel de relevo nestes concelhos pertence aos Informadores e aos Eleitores, que várias vezes se repetem no exercício destas funções e que têm a possibilidade de controlar todo o processo eleitoral e a própria composição do senado.
Ao nível socio profissional dos detentores dos cargos camarários regista-se uma diferença entre os concelhos da Ucanha e de Várzea da Serra: enquanto no primeiro predominam as ocupações ligadas à estrutura militar, no segundo predominam as profissões ligadas à terra, em particular os lavradores.
Keywords
Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação, Projeto e-escolinha, Computador portátil Magalhães, TMTICE
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Cruz, T.A.D. (2012). Impacto do projeto e-escolinha. Dissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Prof.ª Doutora Filomena Lopes.