O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola

Date

2018-02-09

Embargo

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

O Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar.

Keywords

Insucesso escolar, Angola

Document Type

Master thesis

Publisher Version

Dataset

Citation

Belo, F. (2018). O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2119

TID

201851300

Designation

Mestrado em Administração e Gestão da Educação
Access Type

Open Access

Sponsorship

Description