O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola
Date
2018-02-09
Embargo
Authors
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo,
pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do
indivíduo.
Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na
Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de
um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a
perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da
realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram
alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos
escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de
educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos
professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os
estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na
sala de aula.
Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns
fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a
presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados
de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de
Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o
sucesso escolar.
Keywords
Insucesso escolar, Angola
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Belo, F. (2018). O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2119
Identifiers
TID
201851300
Designation
Mestrado em Administração e Gestão da Educação
Access Type
Open Access