Modelo Blended Mobile Learning orientado ao contexto aplicado ao ensino de redes de computadores.

Date

2011

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Keywords

Blended mobile learning, M-learning, Contexto de aprendizagem, Redes de computadores, Simuladores

Document Type

conferenceObject

Publisher Version

Dataset

Citation

Moreira, F., & Ferreira, M., J. (2011). Modelo Blended Mobile Learning orientado ao contexto aplicado ao ensino de redes de computadores. Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação: Actas da CISTI"2011, 15-18 de Junho de 2011, Chaves (pp. 59-62). URI: http://hdl.handle.net/11328/470.

TID

Designation

Access Type

Restricted Access

Sponsorship

Description

As redes de computadores são uma temática presente em qualquer curso de 1.º ciclo das áreas das ciências da computação e das engenharias informáticas, electrónica e de computadores. Por isso, tem aparecido cada vez mais ferramentas para auxiliar o processo ensino/aprendizagem desta temática. Paralelamente tem existido uma evolução do modelo ensino/aprendizagem e uma crescente utilização dos dispositivos móveis em alguns desses modelos. Este artigo descreve uma evolução do modelo BML – Orientado ao contexto no processo ensino/aprendizagem, numa fase inicial das temáticas relacionadas com redes de computadores. Esta proposta assenta na utilização de software open source, dadas as condicionantes técnicas e económicas que envolvem este tipo de modelo. O contexto de aprendizagem em geral e, em particular, o momento e local de utilização, são factores preponderantes do modelo, isto porque deles dependem o tipo de material a disponibilizar ao estudante.