Modelo Blended Mobile Learning orientado ao contexto aplicado ao ensino de redes de computadores.
Date
2011
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Keywords
Blended mobile learning, M-learning, Contexto de aprendizagem, Redes de computadores, Simuladores
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Moreira, F., & Ferreira, M., J. (2011). Modelo Blended Mobile Learning orientado ao contexto aplicado ao ensino de redes de computadores. Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação: Actas da CISTI"2011, 15-18 de Junho de 2011, Chaves (pp. 59-62). URI: http://hdl.handle.net/11328/470.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Restricted Access
Sponsorship
Description
As redes de computadores são uma temática presente em qualquer curso de
1.º ciclo das áreas das ciências da computação e das engenharias
informáticas, electrónica e de computadores. Por isso, tem aparecido cada vez
mais ferramentas para auxiliar o processo ensino/aprendizagem desta
temática. Paralelamente tem existido uma evolução do modelo
ensino/aprendizagem e uma crescente utilização dos dispositivos móveis em
alguns desses modelos. Este artigo descreve uma evolução do modelo BML –
Orientado ao contexto no processo ensino/aprendizagem, numa fase inicial das
temáticas relacionadas com redes de computadores. Esta proposta assenta na
utilização de software open source, dadas as condicionantes técnicas e
económicas que envolvem este tipo de modelo. O contexto de aprendizagem
em geral e, em particular, o momento e local de utilização, são factores
preponderantes do modelo, isto porque deles dependem o tipo de material a
disponibilizar ao estudante.