A relação entre comportamento anti-social e problemas emocionais em crianças e adolescentes: dados de um estudo transversal e longitudinal

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O objectivo deste estudo era examinar a relação entre problemas emocionais e comportamento anti-social e, em particular, verificar se as crianças com esses dois tipos de problemas têm uma evolução mais problemática do que as crianças só com um deles. O estudo decorreu em duas fases. Na primeira participaram 1586 alunos do 2o, 4o e 6o anos de diversas escolas públicas do concelho de Coimbra. Na segunda, que decorreu 4 anos mais tarde, participaram apenas os alunos que inicialmente se encontravam no 2o ano e que eram 456. A análise dos dados da primeira fase revelou que aqueles dois tipos de problemas se encontram altamente correlacionados e que essa associação é independente do ano escolar dos indivíduos. A análise dos resultados da segunda fase (follow-up) mostrou que os alunos que apresentam simultaneamente problemas emocionais e de comportamento não constituem um grupo bem diferenciado relativamente aos indivíduos apenas com problemas emocionais ou ape- nas com comportamento anti-social. Além disso, verificou-se que, salvo algumas excepções, os problemas emocionais e o comportamento anti-social decrescem com a idade.

Keywords

Comportamento anti-social, Problemas emocionais, Transversal, longitudinal

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Journal article

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Citation

Fonseca, A. C., Rebelo, J. A., Ferreira, A. G., Pires, C. L., Formosinho, M. D., Silva, T. & Gregório, M. H. (2000). A relação entre comportamento anti-social e problemas emocionais em crianças e adolescentes: dados de um estudo transversal e longitudinal. Revista Psychologica, 24(32), 213-238. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4783

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