Lobo, Carla Azevedo

Loading...
Profile Picture

Email Address

Birth Date

Job Title

Last Name

Lobo

First Name

Carla Azevedo

Name

Carla Azevedo Lobo

Biography

Carla Azevedo Lobo é doutorada em Gestão pela Universidade Portucalense. É Professora Auxiliar da Universidade Portucalense e leciona em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, na área das Ciências Empresariais. É também Coordenadora do Curso de Licenciatura em Gestão, desde 2010. É investigadora do REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies). Foi a Investigadora Responsável do Projeto de Investigação ("IEcPBI”) na área dos Negócios Internacionais, financiado pelo COMPETE 2020, FEDER e FCT, entre 2018 - 2022. Afiliação: Investigadora do REMIT - Research on Economics, Management and Information Technologies (departamento: DEG)

Research Projects

Organizational Units

Organizational Unit
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • PublicationOpen Access
    A performance internacional e a orientação para o Mercado: O caso das PME’s
    2020 - Fernandes, Cristina I. M. A. S.; Ferreira, João J. M.; Raposo, Mário; Lobo, Carla Azevedo
    Um ponto chave do processo de internacionalização das empresas é a escolha do mercado externo. Após esta escolha os resultados que uma empresa aí obtém podem ajudar a medir a sua performance internacional. Esta investigação visa, assim, medir o impacto no processo de internacionalização, mediante a sua Orientação para o Mercado (OM), assim como medir o seu efeito na performance internacional. Para tal, foram recolhidos dados através da realização de um questionário a 320 PME e mediante a aplicação de regressões lineares, os resultados evidenciam um efeito positivo da OM tanto no processo de internalização como no desempenho internacional. Verificamos também a importância de se estudar a influência das orientações estratégicas sobre os processos de internacionalização, podendo estes serem influenciados pelas particularidades das PME.
  • PublicationOpen Access
    Global talent management durante a pandemia da Covid-19 pandemic
    2022-02 - Fernandes, Cristina; Veiga, Pedro Mota; Lobo, Carla Azevedo
    A atual pandemia Covid-19 tem efeitos aterradores nos mercados de trabalho em todo o mundo. [...]
  • PublicationOpen Access
    Early internationalization enhancing factors: Comparative study for Portuguese firms between 2014 and 2019
    2020 - Maldonado, Isabel; Pacheco, Luís Miguel; Lobo, Carla Azevedo
    Com base numa revisão exaustiva da literatura esta investigação pretende averiguar qual a importância atribuída a diversos fatores considerados potenciadores/indutores do processo de internacionalização por parte das empresas que se internacionalizam cedo no seu ciclo de vida, utilizando a avaliação das opiniões dos próprios empresários. São considerados fatores como as redes relacionais, as competências específicas dos empresários e a experiência internacional dos colaboradores. Esta investigação pretende, para além de determinar quais os fatores impulsionadores da estratégia de internacionalização destas empresas, aferir, através de um estudo comparado entre as perspetivas dos empresários em 2014 e em 2019, das possíveis oscilações nas estratégias internacionais dos empresários portugueses, durante o período de crise económica (2014) e um período pós-crise (2019). Para atingir estes objetivos utilizamos os dados de um questionário enviado para as “empresas exportadoras e/ou com interesse em exportar” da Base de Dados da AICEP - Portugal Global, em 2014 e posteriormente em 2019. Pretende-se assim confirmar os anteriores resultados em que foram encontradas evidências da importância para os empresários portugueses das Redes Relacionais, bem como das Competências Específicas dos Colaboradores, da Experiência Internacional dos Colaboradores, em consonância com a Teoria das Redes, a Teoria do Capital Humano, a Teoria das International New Ventures, a Population Ecology Approach e com a Attention Based View.