Urrutia, Hernando

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Urrutia

Primeiro Nome

Hernando

Nome

Hernando Urrutia

Biografia

Hernando José Mejía Urrutia (1964): Professor since 1991, Researcher, Multidisciplinary Artist, Curator, Composer, Cultural Manager and Designer, of Portuguese nationality. Assistant Professor (full time) at DAMG, Universidade Portucalense; Research Coordinator in the Multimedia Area at CIAUD-UPT; Director of the Scientific Committee COLÓQUIO IMAGE PLAY - 2019-2024 (Portugal); Member of the Editorial Board of Editora Dialética (Brazil); Reviewer of Scientific Articles for ROTURA - Revista de Comunicação, Cultura e Artes of CIAC Centro de Investigação em Artes e Comunicação of UAlg Universidade do Algarve | Algarve, (Portugal)nto de Arquitetura e Multimédia Gallaecia. Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
O Centro de Investigação Gallaecia é responsável pela investigação e produção científica do DAMG. A equipa tem ganho regularmente financiamento para projetos de investigação, como coordenador ou parceiro, em candidaturas da FCT (projeto SEISMIC-V), programa Cultura 2000 (projeto VerSus) ou da Europa Criativa (projeto 3DPAST). A equipa realiza igualmente, consultoria e prestação de serviços a Municípios, assim como apoio às comunidades nas Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Os principais projetos de investigação ganhos e coordenados pela equipa têm sido dedicados sobretudo a património vernáculo, arquitetura de terra, Património Mundial e multimédia. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento, os projetos “Versus+: Heritage for People” do programa Europa Criativa, com participação de 4 países (2019-2023); e o projeto “SizaAtlas: Filling the gaps” projeto FCT, coordenado pelo ISCTE, com parceria da FAUP e da UPT (2021-2024). Devido ao desenvolvimento ativo de projetos, de formação e capacitação, de valorização e proteção de património vernáculo e de arquitetura de terra, a equipa foi outorgada, com a Cátedra UNESCO de “Arquitetura de Terra, Desenvolvimento Sustentável e Culturas Construtivas”, da UNITWIN e Chaire UNESCO da CRAterre; e é membro institucional da Rede Ibero-americana PROTERRA de arquitetura e construção com terra.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 6 de 6
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Proyección multimedia mural en el espacio público: La difusión y formación a partir de la urbe
    2015-03 - Urrutia, Hernando
    En el ámbito de la formación del individuo desde el campo de la educación visual, se formula la promoción y difusión de los diferentes enfoques del pensamiento contemporáneo, llevándolos al público en general para el desenvolvimiento de la educación, desde los diferentes espacios de socialización del hombre, en la ciudad, como factor de democratización al acceso del conocimiento. Proyectándose en la estructura arquitectónica de las áreas centrales mas importantes de las urbes, llevando la educación a través de la cultura de “masa”, de la cultura visual, donde se permite al individuo tener una nueva aproximación y compresión de las diferentes líneas del pensamiento, aumentando las perspectivas y la apreciación de los diferentes paradigmas que nos propone la contemporaneidad, en la expansión del pensamiento del nuevo individuo y la reflexión sobre los diferentes conceptos, momentos y fundamentos de nuestra propia sociedad, desde la propia urbe. En este articulo presentamos una propuesta de proyección multimedia mural, visando no solo en la difusión de la cultura, mas en la propia formación de las masas a partir de los espacios públicos en la ciudad.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A projeção mural multimédia como formação cultural e democrática no espaço público
    2020-12-22 - Perez, Pilar; Fernandes-Marcos, Adérito; Urrutia, Hernando
    A projeção mural multimédia é hoje comumente utilizada para fins puramente publicitários ou lúdicos, de entretinimento, no âmbito de eventos que convoquem grandes aglomerados de públicos, sendo menos usual os fins culturais e educacionais. Neste artigo vamos apresentar, analisar e discutir o recurso à projeção mural multimédia em espaços públicos, com objetivos educacionais, formação cultural e de interpelação artística, tomando como tema do conteúdo projetado a própria arte contemporânea e o pensamento crítico que lhe está associado. O artigo toma como base de reflexão os cenários de arte experimental do projeto "+ PROJECTION AC - Projeção da arte contemporânea no espaço público” e suas múltiplas instanciações em diversos locais onde a projeção mural multimédia foi colocada em prática.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Contemporary art as a factor for knowledge generation from video
    2021-10 - Pérez, Pilar; Fernandes-Marcos, Adérito; Urrutia, Hernando
    Neste artigo refletimos acerca do papel da arte con- temporânea quando usada ela própria como tópico para a geração de novo conhecimento, intervenção e criação de pensamento, a partir do vídeo, como meio de difusão e de instanciação artística. O vídeo nas suas diferentes formas de projeção e difusão tem sido um recurso de expressão e intervenção artística na área da média-arte digital, plenamente inserido no campo da estética contemporânea. Uma estética que tem evoluído para abarcar as tecnologias digitais como parte integrante das suas formas de expressão, estabelecendo novas linguagens e paradigmas de conhecimento e fruição, tão am- plos e variados, como a globalização cultural, hoje sinónimo da própria contemporaneidade.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    La intervención multimedia del espacio público: Una dinámica de flujos audiovisuales
    2023-02-11 - Urrutia, Hernando
    Este artículo propone discutir la importancia social de la intervención multimedia en el espacio urbano de la ciudad como un proceso de sensibilización, desde la intervención y conexión con los nuevos lenguajes tecnológicos de las artes audiovisuales digitales, a través de la relación directa de la mediación de flujos de la video proyección en el espacio público, con el dinamismo digital de las nuevas narrativas de artefactos audiovisuales computacionales, como una forma de apropiación del espacio público, abriendo nuevas posibilidades en el tejido cultural de la ciudad en conexión con el ciudadano.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    La contemporaneidad audiovisual: Una aproximación a la experimentación y a la transgresión
    2022-12 - Urrutia, Hernando
    Este artículo expone la experimentación y la transgresión en la contemporaneidad audiovisual como medio no solo técnico en la evolución de las narrativas desde las nuevas tecnologías de la producción audiovisual contemporánea del video digital, como de las complejidades conceptuales de transformación y modificación de las narrativas, que fortalece la experimentación del video arte en las expresiones artísticas actuales, manifestando allanar caminos de vanguardia. Las transgresiones de los límites del ser humano en las percepciones post-humanas con el desarrollo tecnológico y la cibercultura, presentes en la evolución de la expresión estética que establecen nuevos lenguajes y paradigmas de conocimiento en la globalización cultural contemporánea.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    + Projection AC Artefact of video projection of contemporary art in the public space
    2018-11-16 - Urrutia, Hernando
    O artefacto de projeção de vídeo “+Projection AC” visa constituir-se como um sistema que promove a formação e a reflexão espontânea a partir dos espaços públicos. Através deste artefacto pretende-se explorar os espaços públicos da urbe para projetar conteúdos visuais de cariz didático-formativo acerca de tópicos fundamentais da arte e pensamento artístico contemporâneos, em formato médio-grande projetados sobre estruturas arquitetónicas representativas da cidade, que captem a atenção do público transeunte, promovendo o seu contacto com e a assimilação destes temas, visando-se, em última instância, assumir-se como um instrumento de inclusão cultural para pessoas individuais e grupos, indiferenciados, que não tiveram a oportunidade de formação em tópicos fundamentais da arte contemporânea. O artefacto projeta o vídeo piloto “Instalação na Arte Contemporânea” (capítulo 1), com duração de 41:08 minutos, em língua portuguesa, que expõe diferentes conceitos basilares referentes à instalação em arte contemporânea, lançando assim micro processos de aprendizagem a partir do espaço público, uma forma de democratização e abertura do próprio ensino-aprendizagem.