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Item Acesso Aberto 10 anos de Ferramentas Web X.0 em Portugal no ensino-aprendizagem.(2015) Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia RollandExiste atualmente a necessidade de serem feitos estudos relacionados com os novos modelos de ensino-aprendizagem, principalmente modelos que utilizem ferramentas web como apoio pedagógico. Os modelos clássicos com o passar dos anos tornaram-se obsoletos, para além deste facto, as novas gerações estão sujeitas a um meio ambiente bastante diferente do existente quando estes foram criados. A utilização das ferramentas web X.0 como parte interveniente do processo de ensino e de aprendizagem tem sido um aspeto incontornável nestes últimos anos. O incentivo e inovação das metodologias de ensino terão obrigatoriamente de contemplar a utilização destas ferramentas, sendo esta uma das formas que os professores atualmente têm para captar a atenção dos seus alunos. Assim sendo, com este artigo pretende-se fazer um levantamento sobre o uso atual das ferramentas web X.0 no ensino-aprendizagem na última década. Utilizando o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, foram analisados seiscentos e trinta e nove documentos científicos publicados entre 2005 e 2014 que se encontram armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web no ensino e aprendizagem, permitindo desta forma aferir o que está a ser feito dentro desta área em Portugal. A metodologia utilizada na presente investigação é do tipo qualitativo e exploratório no que se refere à pesquisa bibliográfica no repositório da RCAAP e do tipo quantitativa quanto à aferição e leitura de conciliação dos dados selecionado anteriormente, esta triangulação vai permitir um estudo mais consistente.Item Acesso Restrito 10 Conselhos práticos para o novo marketing em contexto pandémico [artigo de imprensa](M&P: Meios & Publicidade, 2020-10-19) Nogueira, SóniaA resiliência é uma capacidade cada vez mais requerida, quer enquanto indivíduos, quer como empresas. [...]Item Acesso Aberto 1º Ciclo do Ensino Básico: velhos-novos actores: estudo de caso(2006) Loureiro, Paula Cristina da RochaFazendo uma ligeira incursão a épocas mais recuadas, mais propriamente ao Estado Novo, este trabalho pretende estabelecer algumas pontes de contacto entre o ensinoprimário de então e o actual 1º Ciclo do Ensino Básico. Analisar similitudes e detectar divergências,permite-nos compreender, um pouco mais, a evolução enorme dessa "profissão". O professor primário é uma das peças fundamentais na infância de qualquer criança, independentemente da época, da cultura ou do pa´s. Crianças que fomos e educadores que somos, temos consciência da importância de todas as atitudes que se desenrolam dentro de uma sala de aula. Assim, optamos por entender um pouco das características e vivências quotidianas dos agentes educativos no concelho de Castelo de Paiva. Este estudo de caso pretende procurar compreender em que medidaas relações existentes são determinadas no exercício das funções que cabem aos mesmos profissionais.Item Acesso Restrito A 2020 perspective on “Online guest profiling and hotel recommendation”: Reliability, scalability, traceability and transparency(2020-04) Veloso, Bruno; Leal, Fátima; Malheiro, Benedita; Burguillo, Juan CarlosTourism crowdsourcing platforms accumulate and use large volumes of feedback data on tourism-related services to provide personalized recommendations with high impact on future tourist behavior. Typically, these recommendation engines build individual tourist profiles and suggest hotels, restaurants, attractions or routes based on the shared ratings, reviews, photos, videos or likes. Due to the dynamic nature of this scenario, where the crowd produces a continuous stream of events, we have been exploring stream-based recommendation methods, using stochastic gradient descent (SGD), to incrementally update the prediction models and post-filters to reduce the search space and improve the recommendation accuracy. In this context, we offer an update and comment on our previous article (Veloso et al., 2019a) by providing a recent literature review and identifying the challenges laying ahead concerning the online recommendation of tourism resources supported by crowdsourced data.Item Acesso Restrito A 2020 perspective on “Scalable modelling and recommendation using wiki-based crowdsourced repositories:” Fairness, scalability, and real-time recommendation(2020-04) Leal, Fátima; Veloso, Bruno; Malheiro, Benedita; González-Vélez, Horacio; Burguillo, Juan CarlosWiki-based crowdsourced data sources generally lack reliability, as their provenance is not intrinsically marshalled. By using recommendation, one may arguably assess the reliability of wiki-based repositories in order to identify the most interesting articles for a given domain. In this commentary, we explore current trends in scalable modelling and recommendation methods based on side information such as the quality and popularity of wiki articles. The systematic parallelization of such profiling and recommendation algorithms allows the concurrent processing of distributed crowdsourced Wikidata repositories. These algorithms, which perform incremental updating, need further research to improve the performance and generate up-to-date high-quality recommendations. This article builds upon our previous work (Leal et al., 2019) by extending the literature review and identifying important trends and challenges pertaining to crowdsourcing platforms, particularly those of Wikidata provenance.Item Acesso Aberto 24-h urinary free cortisol from mid-pregnancy to 3-months postpartum: Gender and parity differences and effects(Elsevier, 2014) Conde, Ana; Figueiredo, BárbaraBackground: Pregnancy and postpartum have been associated to several physiological changes;however, empirical evidence was almost exclusively obtained in primiparous women and few studies focus on hormonal changes in men and second-time parents. The main aim of this study is to examine 24-h urinary free cortisol from mid-pregnancy to 3-months postpartum, comparing women/men and first/second-time parents. Methods: Twenty-six women and 22 men (N = 48) were recruited from an antenatal obstetric unit in Porto, Portugal. 24-h urinary free cortisol was measured at the 2nd and 3rd trimester and at 3-months postpartum. Repeated measures analyses of variance were conducted, in order to analyze 24-h urinary free cortisol patterns of change over this period. Gender and parity were included in the analyses as potential modifiers, in order to compare women and men, and first-and second-time parents. Results: An increase from the 2nd to the 3rd trimester (p = .006) and a decrease from the 3rd trimester to 3-months postpartum (p = .005) were reported in all parents’ 24-h urinary free cortisol. The interaction effects for Time * Gender (p = .03) and Time * Parity (p = .02) were found. Women and first-time parents revealed higher levels, while men and second-time parents showed lower 24-h urinary free cortisol levels at the 2nd trimester than at 3-months postpartum. Conclusions: Findings appear to clarify the direction, as well as, the timing, gender and parity extension of 24-h urinary free cortisol changes from mid-pregnancy to 3-months postpartum. The same pattern of change in all parents’ 24-h urinary free cortisol from mid-pregnancy to 3- months postpartum is consistent with the proposed role of hormones in preparation to parenting.Item Acesso Aberto 30 Anos passados … [artigo de imprensa](Start & Go, 2021-08-04) Lopes, Filomena CastroEm 1990 Henderson & Venkantraman alertavam, num artigo que se tornou referência, “Strategic Alignment : A Model for Organizational Transformation via Information Technology” que a transformação das organizações emergia como um tema importante devido essencialmente ao desenvolvimento das tecnologias de informação e das possibilidades que ofereciam.Item Acesso Aberto 30 Years of CS1: Programming languages evolution(2019) Sobral, Sónia RollandCS1 (computer science 1) is a course that aims to introduce college students to a first contact with the computing world, especially simple computer-coded everyday problems. The lessons focus on computational thinking and introduce the use of one (or several) programming languages for students beginning their university course. CS1 plays an important role in the academic and professional life of new computer scientists. For this reason, this course unit is very much associated with programming languages. Curricula are not much different, but programming languages have changed a lot over the years. How was this change? Are there clues to these changes? Are there logical reasons why the choice of programming language does not hold up? What programming language should the teacher choose to teach students? The discussion about the early programming language is long: there have always been various trends and their fervent supporters, as well as those who are always critical. This article makes a historical review of the programming languages used in the introduction of computing course over the last 30 years, differentiating an evolution of programming language choices in the past century and now. At the end of the article, an evolutionary trend is listed by articles published by people involved in the subject. The methodology used in this article compiles the Google Scholar articles for each of the last 30 years (1988-2018) and analyses which programming languages are used in academic studies. It is very interesting to see how the programming languages used in the introductory programming units change over the years.Item Acesso Restrito 3D Past: guidelines and strategies for maintenance of vernacular architecture in World Heritage sites(ESG: Escola Superior Gallaecia; UPV: Universitat Politècnica de Valéncia; UNIFI: Università degli Studi di Firenze, 2020) Correia, Mariana[European research project]. This collective work gathers three European universities and integrates contributions from all the project’s partners. In addition to the editors, the main contributors are: ESG / Escola Superior Gallaecia, Portugal; UPV / Universitat Politècnica de València, Spain; UNIFI / Università degli Studi di FirenzeItem Acesso Aberto A autonomia da criança montessoriana na primeira infância: um estudo de caso numa Escola Montessori(2023-10-24) Maia, Mónica Sofia Moreira Alves; Albuquerque, Ana Sílvia, orientador científicoA área da parentalidade tem sido alvo de interesse interdisciplinar, surgindo diversas abordagens como resultado do progresso dos cuidados com as crianças e sua educação. De entre todas as novas perspetivas educacionais, iremos focar-nos exclusivamente na Pedagogia Montessori. Maria Montessori (1870-1952) foi uma psiquiatra italiana que dedicou a maior parte da sua vida à Educação. Este método pedagógico (Pedagogia Montessori) que abrange desde a educação dos recém-nascidos até à idade universitária, prende-se, principalmente, pela autonomia da criança, observação do adulto, respeito e liberdade dentro de limites através de um ambiente especificamente e previamente preparado. A presente Dissertação de Mestrado pretende compreender de que modo o método pedagógico de Maria Montessori influencia o desenvolvimento da autonomia da criança na primeira infância. Para realizar tal, foram delineados os seguintes objetivos: i. caracterizar as práticas educativas da pedagogia Montessori aplicadas no ambiente educativo; ii. compreender como a pedagogia Montessori potencia o desenvolvimento da autonomia da criança durante a primeira infância. A revisão da literatura, análise documental, entrevistas e o inquérito por questionário foram os instrumentos de recolha de dados selecionados para dar resposta aos objetivos. O estudo demonstra que um ambiente preparado, com o auxílio de um adulto com um papel passivo e a liberdade de escolha potencia o desenvolvimento de autonomia na criança, bem como, uma autoconfiança e autoestima na resolução de problemas, o que, por conseguinte, permite uma melhor preparação para o futuro.Item Acesso Aberto À insolvência das pessoas singulares nos contratos em curso de locação e compra de imóvel com reserva de propriedade(2021-10-01) Martins, Wilson Gomes; Costa, Letícia Marques, orientador científicoEste trabalho tem por fundamento o estudo do instituto da Insolvência da pessoa singular e seu nexo de repercussão para com os negócios em curso de Locação e Compra de imóveis com reserva da propriedade, em uma abordagem que irá destacar à função social da propriedade, seus modos de aquisição, leis especiais sobre a locação e dispositivos que normatizam a insolvência no curso desses contratos, propiciando uma análise panorâmica desses institutos na legislação do Brasil e de Portugal, com suas inovações, análise da insolvência decorrente da pandemia do COVID19 e suas leis transitórias, utilizando para tanto o método qualitativo e comparado do positivismo instalado no Direito Luso- Brasileiro.Publicação Acesso Aberto A necessidade de um estatuto jurídico da união estável no Brasil(2023-07-19) Borges, Marcia Silveira; Martinez de Campos, Mónica, orientador científicoO instituto da união estável é parte integrante do sistema familiar e tem uma longa história que permitiu o seu reconhecimento com a mesma importância que o casamento. Por ser ato-fato jurídico, a união estável não requer qualquer declaração de vontade para que se produza seus efeitos jurídicos, basta sua configuração fática para que seja incidente à normal legal. O dinamismo da sociedade em seus costumes e valores reflete a relevância de esclarecer e proteger essa seara. Isso tem sido alcançado através de um trabalho escalonado que se reflete no trabalho legislativo e jurisprudencial, alguns mais avançados que outros. Tal situação permite estudos comparativos das leis que consolidam a proteção da família. A presente dissertação teve como objetivo apresentar uma interpretação a respeito da necessidade de um estatuto jurídico da união estável no Brasil e a união de facto em Portugal. Buscou-se evidenciar os conceitos deste instituto, seus aspectos históricos e legislação aplicada, utilizando a apresentação de doutrinas e jurisprudências que tratam da união estável no ordenamento jurídico brasileiro. A pesquisa utilizada foi teórica, jurisprudencial e descritiva. Os métodos utilizados foram indutivos, históricos e comparativos. Os resultados expuseram que a união estável possui amplo desenvolvimento jurídico. O direito de família hoje possui uma variedade de esquemas que permitem estabelecer que o casamento não é a única instituição fundadora da família, como era concebido social e religiosamente em tempos remotos. Assim, tem-se a necessidade do legislador regular os modelos de família, em especial, as uniões de casal estável, em prol de evitar que continuem permeadas pelas deliberações e modificações que a jurisprudência faz a essas leis, que podem ser resumidas no ativismo judicial em assuntos de família.Item Acesso Aberto A permacultura como ferramenta de projeto de arquitetura(2023-06-21) Pereira, João Manuel Sousa Cruz; Sousa , Goreti, orientador científico; Pacheco, Luís Paulo, orientador científicoNa atualidade projeta-se e materializa-se a arquitetura como se não houvesse aprendizagens a retirar dos últimos cinquenta anos. Do planeamento de uma cidade ao de uma habitação, de um modo geral, não se encontra qualquer reflexo da evolução do conhecimento científico relativamente à ecologia e sustentabilidade. Dos poucos passos tomados nesse sentido denota-se um maior interesse no fomento do consumo de soluções de índole tecnológico em detrimento de soluções ambientais. Tendo em conta estes fatores, a presente dissertação pretende apresentar uma série de soluções arquitetónicas cujos princípios serão ecológicos e regenerativos. Com os princípios da permacultura como guia traçam-se os objetivos desta dissertação de através deles identificar soluções arquitetónicas, e que estas minimizem os impactos negativos que as habitações têm nos ecossistemas. Para tal, procura-se uma nova estratégia, que permita que as habitações projetadas por estes princípios transitem de um modelo de consumo para um modelo de produção. A diminuição, ou mesmo a eliminação, da dependência de serviços externos ao local é a linha orientadora deste processo. A produção de energia e de alimentos serão os exemplos mais significantes na persecução destes objetivos, no que toca a necessidades de abastecimento. Em relação às necessidades de eliminação pretende-se que no local de intervenção seja dado destino final aos resíduos resultantes do dia a dia. Na presente dissertação serão aplicadas duas estratégias metodológicas. Para atingir os objetivos propostos optou-se por seguir uma combinação dominante/subordinada por ser a mais apropriada. Assim, como estratégia dominante será usado o método correlacional. Este método é apropriado à compreensão de fenómenos abrangentes, já que explora a relação entre diferentes variáveis, dando enfase à análise de padrões. O método será usado para a análise dos vários conceitos e diversos fatores que compõem a fundamentação teórica e a análise do local de intervenção. Num segundo momento, o do desenvolvimento do projeto de arquitetura, aplica-se como estratégia subordinada a prática reflexiva em que o próprio processo de projeto é objeto de análise. Com este método pretende-se que a ponderação de todos os fatores analisados, com base no método anterior, leve à elaboração de uma solução projetual fundamentada. Como desfecho, apresenta-se uma análise exaustiva do projeto desenvolvido com base nos princípios da permacultura, justificando-se igualmente a linha de raciocínio que leva a cada tomada de decisão sobre o mesmo. Mais adiante, faz-se uma reflexão crítica sobre a permacultura como ferramenta de planeamento arquitetónico, dos impactos que a sua aplicação permite remediar, do processo do seu uso e das conclusões que permite atingir..Item Acesso Aberto A polémica venda de seis barragens no Douro internacional(2023-10-25) Preto, Diana Catarina Pinto; Costa, Eva Dias, orientador científicoA EDP e o consórcio liderado por um grupo francês, conhecido por ENGIE celebraram, no final do ano de 2020, um negócio que consistiu na venda de seis barragens localizadas na bacia do Douro Internacional As centrais hidroelétricas passaram para o domínio do grupo ENGIE através de um conjunto de operações societárias, na sua maioria fiscalmente neutras, ou seja, que não implicaram o pagamento dos impostos que uma transmissão mais tradicional implicaria. É, portanto, natural, face à importância do património em causa e ao valor dos tributos, que esta operação tenha suscitado em vários sectores da sociedade portuguesa interrogações. Levantaram-se vozes críticas e foram arremessadas suspeitas. Neste trabalho, procurámos, num primeiro momento, analisar a forma como esta operação foi concretizada e quais as suas ambiguidades e abordámos o tema do regime especial aplicável às restruturações empresariais. Seguidamente, analisámos o problema do planeamento fiscal, tema essencial, mas bastante hermético, que gera divergências doutrinais, jurisprudenciais e sociológicas acerca dos seus limites e fronteiras. Dedicámo-nos, aqui, ao problema do planeamento fiscal abusivo, do princípio da substância sobre a forma e da cláusula geral anti-abuso e respetivo procedimento de aplicação no Direito nacional. Percorremos este caminho para podermos perceber se, no caso no negócio em análise, a forma utilizada correspondeu, de facto, à respetiva substância económica. Mais, se a substância económica foi, de facto, diversa da forma, tentámos ensaiar quais seriam os impostos a que estaria sujeito o negócio que corresponde ao verdadeiro interesse económico das partes. Finalmente, ocupámos o último capítulo com uma exploração sobre a viabilidade de liquidação e cobrança, neste momento, dos impostos que corresponderiam à verdadeira substância económica do negócio.Item Acesso Aberto À procura do perfil do mediador do curso de educação e formação de adultos.(2012) Martins, Joana Raquel dos SantosEm Portugal, até há relativamente pouco tempo, a pobreza e o analfabetismo andaram de mãos dadas, num círculo vicioso difícil de quebrar. Os sucessivos sistemas de ensino que foram vigorando nunca traduziram a realidade possível, servindo apenas para satisfazer os interesses de pequenas minorias. [...]Publicação Acesso Aberto A relação entre a responsabilidade social empresarial e a inovação verde - o papel da capacidade dinâmica verde(2023-11-03) Dantas, Diogo da Rocha Antunes de Araújo; Gomes, Sofia, orientador científicoA crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado as empresas a assumir a responsabilidade social como um conceito fundamental para a sua atividade. A partir das dimensões social, empresarial e ambiental, exploramos o impacto na inovação verde por parte da responsabilidade social empresarial. Perante o novo paradigma que muda a ênfase do crescimento económico para o desenvolvimento sustentável, é fundamental compreender até que ponto os gestores devem fortalecer os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e como tal, a inovação. Desta forma, esta investigação é um importante contributo para a literatura que se foca na sustentabilidade empresarial e, concretamente, na relevância da inovação verde num mercado em constante mudança. Os resultados demonstram que nem sempre existir uma relação positiva entre a responsabilidade social empresarial e a inovação verde, sendo que a dimensão social tem um efeito negativo. A inclusão da capacidade dinâmica verde nesta pesquisa foi uma oportunidade para identificar, explorar e avaliar as falhas de mercado ambientalmente relevantes, tanto em termos de influência positiva das três dimensões da responsabilidade social empresarial, como do impacto sobre a inovação verde. Uma metodologia quantitativa foi aplicada a amostra composta por respostas de 207 trabalhadores de empresas portuguesas. As conclusões finais contribuem para o desenvolvimento da literatura sobre o tema.Publicação Acesso Aberto A União Europeia como promotora da Democracia: O (des)caso da Turquia [comunicação oral](Universidad de Salamanca, 2023-10-17) Alves, Dora Resende; Souza, Natan Oliveira deA democracia é um regime político primordial para a construção de uma sociedade justa e igualitária, no qual o povo, por intermédio do sufrágio, exerce a soberania na civilização em que se integra. No âmbito da União Europeia (UE), a inserção do princípio democrático ocorreu por intermédio da adoção dos Tratados fundadores e das cooperações entre os países europeus que aderiram ao longo da sua evolução, pois, inicialmente, o que se visava era reestabelecer a economia do continente europeu no contexto de pós-guerra. Ainda assim, somente após o Tratado da União Europeia de 2007 ficaram mais visíveis os valores e princípios na base do direito da União Europeia, tornando-se mais evidentes e concretos quanto ao respeito e à garantia junto aos seus cidadãos.Item Acesso Aberto Abandono afetivo: A possibilidade de caracterização de dano(2021-09-13) Fernandes, Fernando Gonçalves; M. Quinteiro, María Esther, orientador científicoAnte a indispensável presença da família, sobretudo dos pais na vida da criança para seu pleno desenvolvimento, a ausência dos pais ou a privação do afeto pode gerar danos irreparáveis na vida da pessoa, ferindo o principio da dignidade da pessoa humana. O ordenamento jurídico brasileiro traz garantias à convivência familiar e a responsabilidade dos pais para com os filhos no tocante a paternidade responsável. Para tanto, o estudo dedicou-se primeiramente à família e seus caracteres atuais, sempre na busca de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de cada membro em sua individualidade. Pois é justamente sobre este “novo” modelo familiar que a doutrina e os tribunais passaram a travar uma discussão acirrada sobre a possibilidade ou não de reparação civil por dano moral causado pela falta de afeto. Posteriormente, constatou-se não haver uma concordância entre os estudiosos do Direito quanto à natureza do afeto nas relações familiares, em especial à relação paterno-filial, e se este pode ser juridicamente imposto a alguém. Entendendo-se ser este apenas um sentimento, algo desprovido de qualquer natureza jurídica, principalmente normativa, a natureza do afeto se configura no âmbito filosófico, psicológico ou sociológico, mas nem por isso nega-se sua importância nas relações familiares e no Direito de Família. No entanto, muito se questiona quanto à reparação do dano, quando o descaso dos pais sai da esfera material e passa a ser moral e sentimental. Como mensurar o valor do sentimento? Quanto vale o afeto? A justiça tem como obrigar a existência do carinho entre pais e filhos? A subjetividade do dano dá margem a avaliar critérios para o dano moral? Até onde o Estado pode intervir?Item Acesso Aberto Abandono escolar no Ensino Primário em escolas de Benguela: Análise de fatores familiares e curriculares(2016-11-30) Tchifulezi, Paula; Jesus, Paulo Renato, orientador científicoA investigação que se apresenta realiza-se num contexto em que o abandono escolar precoce e o insucesso escolar permanecem um problema sobre o qual é importante refletir e intervir. Sendo Benguela um cidade em que se tem verificado um elevado abandono escolar precoce, apesar das melhorias nos últimos anos, torna-se necessário conhecer as razões desse abandono. Assim, a presente investigação tem como objetivo central analisar o abandono escolar no Ensino Primário: “análise de fatores sócio-familiares e curriculares”. O estudo é de carácter qualitativo e, eminentemente, exploratório, sendo realizado com 30 professores e 168 alunos das escolas em referência. A estes foi aplicado um inquérito, pretendendo recolher as perceções dos professores e alunos sobre os fatores determinantes do abandono escolar, além de um guião de observação e de entrevista a professores e diretores/subdiretores escolares. Após uma análise minuciosa dos dados coletados, foi observado que há uma taxa significativa de insucesso e abandono escolar: muitos alunos têm realmente dificuldade em permanecer motivados para investir nas aprendizagens escolares. Esta realidade deve-se a diversos fatores, tais como: metodologia defasada de alguns professores, materiais didáticos pouco adequados, currículo irrelevante para o contexto, inadaptação à escola, absentismo escolar, paternidade precoce, baixo nível socioeconómico das famílias e ausência de incentivo por parte dos pais. Deteta-se a necessidade de novas estratégias de promoção e de valorização das aprendizagens escolares, ainda largamente negligenciadas face à perceção de maior relevância da atividade profissional pouco qualificada. Com efeito, muitos alunos abandonam a escola para trabalhar, uma vez que precisam de ajudar a família nas despesas.