Percorrer por autor "Abelha, Marta, coorientação"
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Item Acesso Aberto O Conselho Tutelar do Cohatrac como órgão fomentador de políticas públicas e efetivador dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes(2021-07-14) Limeira, Victor Morais Padre; Martinez de Campos, Mónica, orientador científico; Abelha, Marta, coorientaçãoA corrente dissertação de mestrado aborda a evolução no ordenamento jurídico brasileiro no tocante à tutela diferenciada em relação aos direitos das crianças e dos adolescentes, com foco principal no Conselho Tutelar do Cohatrac. O primeiro capítulo faz um apanhado geral acerca de todas as prerrogativas entabuladas aos Conselhos Tutelares na legislação brasileira, traçando-se uma ligação com a promoção dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes por esses órgãos, assim como se faz a contextualização doutrinária e legal de proteção das crianças e dos adolescentes. O segundo capítulo versa sobre os Conselhos Tutelares como órgãos executores de políticas públicas, o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, como também a relevância de se imiscuir a sociedade civil nesses Conselhos no intento de se resguardar os interesses e proteção aos direitos infanto-juvenis. O terceiro capítulo aborda a política de proteção integral das crianças e dos adolescentes balizada no ordenamento jurídico pátrio, delineando-se com uma costura frontal na esfera do direito fundamental à educação sob o viés do princípio da prioridade absoluta dos direitos infanto-juvenis. Assim, vê-se que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, tal direito pode ser elucubrado como um direito público subjetivo.Item Acesso Aberto A influência do perfil do professor na formação integral dos alunos da 9.ª classe da Escola n.º 1348 do Município de Benguela(2021-12-13) Jeque, Luzia Catumbo; Sousa, João Carlos Machado de, orientador científico; Abelha, Marta, coorientaçãoDepois de uma longa caminhada na busca de conhecimentos científicos para obtenção do grau de Mestrado na área de Administração e Gestão da Educação, com olhos erguidos e o espírito crítico na promoção da formação integral dos alunos, permitiu-nos observar com mais rigor sobre a influência do perfil do professor que condiciona o processo de ensino aprendizagem. A partir dos resultados desta investigação, sentimos com a presente dissertação a necessidade de falarmos sobre A influência do perfil do professor na formação integral dos alunos da 9ª classe da escola Nº 1348 do município de Benguela, que tem como objetivo geral, promover a criação de um perfil de professor indutor da formação integral dos alunos da 9ª classe da escola referida. É importante que o professor tenha um perfil adequado que lhe permite atuar como educador ou seja, um adulto capaz de exercer sobre os seus alunos uma influência verdadeiramente construtiva. O presente estudo pretende analisar com fundamentos teóricos e empíricos o impacto do trabalho dos professores na formação integral dos alunos de modo a contribuir para minimização do problema. Metodologicamente trata-se de um estudo do tipo quantitativo, de nível descritivo e transversal, para tornar significativamente este estudo foram elaborados dois inquéritos por questionário conforme a natureza de cada indicador da amostra selecionada de forma aleatória por 27 professores, onde 18 são femininos, e a 100 alunos, onde 57 são femininos. Os dados obtidos apontam resultados positivos quanto à criação de um perfil de professor face a formação dos alunos, visto que, é um tema de grande relevância porque contribui para melhorar a qualidade educacional, considerando que há um grande interesse de resgatar os valores morais e éticos dos alunos. Estes resultados são significativos e fundamentais para a presente investigação pois, que o professor possui competências que proporcionam as condições exigidas para analisar, entender e aperfeiçoar os seus conhecimentos, e contribuir, desta forma, para a formação integral de seus alunos.